quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Meu Relatório da Bienal 2010



Com a iniciativa de interação, neste ano a Bienal nos traz obras individualizadas, onde você mesmo faz o sue próprio roteiro começando e finalizando a visita do ponto que preferir e achar conveniente.

Obras totalmente diferenciadas umas das outras, muitos vídeos, fotografias e obras inimagináveis como um grande cubo azul, composto por uma caixa de areia interna com um jogo de luzes e músicas.

Em uma grande exposição como esta, temos muitas obras conceituais, que podem não fazer sentido nenhum, ou fazer todo o sentido, mas na obra ‘A origem do terceiro mundo’ ao estarmos andando por uma grande estrutura de pedaços de madeira grampeados uns aos outros nos dando a impressão de estarmos realmente nascendo, o que seria o intuito da obra, nos remete a noção de que o terceiro mundo está ai.

Pixação, Violência e Guerras estão muito nítidas em vídeos como no ‘Rodando, Rodando e consumido pelo fogo’ onde nos traz uma intriga onde os policiais bolivianos cercam o ‘exército’ norte americano em um conflito. O que no prende a atenção é em um vídeo de Ronald Duarte, onde com um caminhão-pipa espalha água avermelhada, simulando sangue, pela cidade do Rio de Janeiro e despertando olhares curiosos e de revolta de muitos, mas remetendo as chacinas, tiroteios e mortes, muitas vezes de inocentes, que já ocorreram no Rio.

Preconceito, Homossexualidade e Lazer foram alguns dos temas também abordados. Fotografias de Lésbicas da África do Sul foram expostas nos remetendo ao preconceito sofrido pelos amigos, vizinhos e até mesmo familiares. Cenas cotidianas e corriqueiras expostas de uma forma interessante em um ‘vídeo’ fotografado de onde temos desde pessoas indo ao cinema e até dois rapazes tendo relações sexuais em um banheiro público. A obra ‘Os Ninhos’, são módulos com camas onde remete a pessoas se ‘aninharem’ e experimentarem a concentração de lazer.

Uma exposição interessante, interativa, que lhe remete participar e experimentar o que nos tem pra oferecer, com obras para a visão, audição e tato e que vêm a agradar a todos os gostos.

Um comentário: